Felicidade não vem dos outros. Vem de Você.
Só Você tem o dom de transformar sua vida.
Se está esperando outras pessoas mudarem, fazerem ou trabalharem para sua felicidade, vai esperar eternamente, porque felicidade é obra somente sua.
Tudo que é valioso vem de dentro. A pérola está dentro da concha.
O ouro está guardado dentro da terra ou dentro da água.
O valor do livro está dentro das páginas.
O tesouro está protegido dentro do cofre.
Por que o reino do céu está fora? Fora de nós? O reino do céu está dentro de nós.
Buscamos sermos felizes por fora. Queremos aquela carreira profissional.
Queremos aquele homem ou aquela mulher. Desejamos possuir um belo físico.
Almejamos o carro do ano, o mais moderno do que o dos amigos.
Queremos a roupa mais vistosa e, se possível, com marca famosa.
Fazemos de tudo para sermos o mais popular entre os amigos...
Buscamos a felicidade por fora de nós.
Por isso somos tão infelizes. Ninguém pode fazer o outro feliz. Só ele mesmo.
Não faça promessas impossíveis do tipo: benzinho farei você muito feliz!
É muita responsabilidade. Podemos compartilhar felicidade com outra pessoa e não trabalhar dentro dela porque isso é obra individual. Nem Deus mexe com o interior do homem. Cada criatura é um universo único.
Não queira ser igual ao outro. Não queira copiar o outro, o que ele veste, o que ele faz ou o que ele fala. Seja Você mesmo. Não copie.
Não se prenda com as opiniões dos outros. Se Você acha que é assim diga “eu acho assim”. Não se preocupe com as opiniões de fora, se preocupe com a sua opinião – de dentro de Você.
Claro que se fizer algo errado ou que ofenda ou machuque, procure se corrigir. Há leis que temos que respeitar, leis humanas e divinas.
Seja sincero, se não quer ou não gosta de algo, diga: “não gosto”. E se ouvir algo que não gostou, não se sinta infeliz. Não ligue. Não ligar é não se deixar ofender, magoar. Não é o outro que fez Você se magoar, é Você que se deixou magoar ou ofender. Você é que escolhe o que vai sentir e não a outra pessoa.
Os outros não mexem em nosso sentimento, só nós. Eles estão fora, nós estamos dentro. Não se envergonhe daquilo que sentiu. Sentir é humano. Só as pedras não sentem raiva, orgulho, vaidade, amor, alegria...
Procure conhecer o grau dos seus sentimentos e assim, seja senhor deles, e não escravo. Não reprima aquele sentimento que o faz se envergonhar. Eduque-o. Reprimir um sentimento é reprimir todos. Repressão traz doenças na alma.
Assuma seus erros e se perdoe. O erro leva-nos ao acerto e o acerto nos leva à ascensão.
Outra coisa importante é sobre o apego. Não nos apeguemos às coisas, às pessoas ou situações. Um dia as coisas serão transferidas para outros “donos”, as pessoas partirão e as situações se modificarão. Nada está parado no Universo. Os que param, estacionam. Mudança é progresso. As pessoas nascem sozinhas, morrem sozinhas e sozinhas viajam pela eternidade. Não fique na dependência do outro, deixe o outro livre para crescer também. Cada viajante carrega a sua própria mala e esta mala se chama experiência. A experiência é individual.
Não fique preso às coisas de fora. Ouçamos a voz que chama e ela está no nosso universo interno. Essa voz está nos convocando para entrar dentro de nós e nos pergunta: quem somos?
Temos que saber a resposta.
Ligue-se consigo antes de se ligar às outras pessoas.
A solidão que está reinando em toda humanidade nos dias atuais veio, justamente, para facilitar esse conhecimento.
Quando estamos em lua de mel com nossos amores, amigos e família, não temos tempo para entrar no nosso reino do céu. O tempo urge e a urgência do auto-conhecimento do homem é para fazê-lo
Nascer.
O nascimento é de dentro para fora.
Conhece-te a ti mesmo.
Quem és, de onde vens e para onde vais?
Nenhum comentário:
Postar um comentário